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Comportamento do Consumidor

PLANEJAMENTO EFICAZ COMO FERRAMENTA PARA O SUCESSO

          É bastante comum que as empresas, em seu processo de planejamento, necessitem entender ou rever como o consumidor de seus produtos ou serviços pensam ao fazer sua compra naquela categoria, ao contrastar o produto ou serviço ofertado com o dos concorrentes, ou mesmo investigar como se comportam diante de uma nova peça de comunicação.  O serviço de pesquisa Comportamento do Consumidor é um produto completo que utiliza métodos quantitativos e qualitativos, podendo ser de caráter exploratório ou descritivo.

Utiliza como principais métodos de pesquisa:

  • Prospecção de dados primários e secundários;
  • Pesquisa quantitativa de opinião, comportamento e tendências;
  • Coleta de dados com grupos de enfoque, observação no local de compra e/ou entrevistas (questionários em profundidade ou semiprofundidade).

 

A pesquisa define:

  • o comportamento do consumidor para uma categoria específica de produto;
  • atendimento ou não aos requisitos planejados na materialização do produto e da comunicação;
  • análise comparativa envolvendo posicionamento do produto diante da concorrência preexistente.

 

Principais vantagens do Comportamento do Consumidor:

  • Evita equívocos no lançamento de produtos;
  • Oferece maior assertividade ao processo de planejamento;
  • Instrumentaliza o processo de planejamento do novo produto/serviço;
  • Evita erros no desenvolvimento do produto;
  • Evita erros no desenvolvimento da comunicação;
  • Apresenta a forma como o consumidor decide sua compra e como o produto/serviço é assimilado;
  • Identifica e hierarquiza os valores do consumidor.

 

Saiba onde você pode utilizar a pesquisa de comportamento do consumidor:

  • Lançamento de Produtos: 

Para lançar um produto com sucesso, pesquisar é essencial e não podemos ignorar as reações geradas pelo lançamento de um novo produto.

O Lançamento de Produtos é uma ferramenta que verifica, por meio de testes, como o consumidor relaciona-se com o novo produto, interpretando as mensagens nele contidas, a adequação à forma de uso, ao estilo de vida e à classe social, bem como a existência de mensagens não planejadas.

Por meio de análise comparativa, o Lançamento de Produtos verifica o correto posicionamento de marca e preços, analisando criticamente o posicionamento planejado e o resultado materializado.

 

  • Redefinição de estratégias: 

Durante o ciclo de vida de um produto ou serviço, é sempre importante reavaliar as estratégias do composto de marketing (produto, distribuição, preço, propaganda), o posicionamento de mercado e a segmentação.

Para tanto, é fundamental aprofundar os conhecimentos sobre o comportamento do consumidor e assumir uma postura que possibilite a quebra de paradigmas e crenças pré-existentes sobre o mercado, o produto e o comprador.

Alimentada das informações de uma nova investigação, que retrata o status atual do produto, sua empresa estará segura.

 

  • Lançamento de Peça ou Campanha Publicitária: 

Muitas vezes, uma peça de comunicação é concebida com uma determinada finalidade e “efeitos colaterais” indesejados surgem na interpretação da mensagem ou até mesmo no comportamento resultante do contato com essa comunicação.

 

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